A União Europeia (UE) manifestou neste sábado, 10 de agosto, solidariedade ao Brasil pela queda do avião em Vinhedo, no interior de São Paulo, que matou 61 pessoas. A aeronave saiu de Cascavel, no Paraná, e seguia em direção a Guarulhos.
"Recebi com profunda tristeza a notícia do trágico acidente aéreo ocorrido em Vinhedo, no Brasil", afirmou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em publicação no X.
Ursula von der Leyen expressou condolências às famílias das vítimas, ao presidente Lula e ao país.
"A Europa está de luto com vocês", acrescentou.
O acidente com o voo de matrícula PTB 2283, que pertencia à Voepass Linhas Aéreas, ocorreu em uma área residencial. Não há sobreviventes.
Segundo os investigadores, as informações iniciais indicam que a aeronave estava em condições de operar, e a tripulação estava com o treinamento em dia e apta para o trabalho.
As causas da queda ainda estão sendo investigadas. Ivan Sant"Anna, colunista de Crusoé e analista de aviação, avalia que pode ter havido congelamento dos comandos, levando o avião a fazer o que os especialistas chamam de "parafuso chato".
Na noite de sexta, equipes de resgate continuavam trabalhando, sob chuva, para resgatar os corpos dos passageiros mortos e identificá-los.
Confira aqui a lista dos passageiros e tripulantes do voo, divulgada pela Voepass. Segundo a companhia, a grande maioria dos passageiros era de Cascavel e da capital paulista.
Fonte: oantagonista