O presidente da China, Xi Jinping, condecorou a ex-presidente Dilma Rousseff com a medalha da amizade, honraria entregue a autoridades estrangeiras.
O presidente da China, Xi Jinping, condecorou a ex-presidente Dilma Rousseff com a medalha da amizade, honraria entregue a autoridades estrangeiras.
Xi Jinping assinou a ordem presidencial na sexta-feira, 13 de setembro, em celebração ao 75º aniversário da fundação da República Popular da China. Além de Dilma Rousseff, outras 14 personalidades receberam a honraria.
Segundo o governo chinês, a medalha é concedida a estrangeiros que tiveram papel de destaque na cooperação com o país.
Desde março de 2023, Dilma é a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, na sigla em inglês), conhecido como Banco dos Brics, com sede em Xangai.
Em seu governo, que durou de 2011 a 2016, Dilma conseguiu produzir a pior recessão da história do Brasil —não superada nem pelo governo de Jair Bolsonaro durante a pandemia—, com queda acumulada de 7% do PIB em 2015 e 2016.
O número superou a retração da economia brasileira no início da década de 80, sob João Figueiredo, o último dos generais-presidentes da ditadura militar. Naquela época, houve ligeira alta do PIB em 1982 (0,83%) entre os recuos registrados em 1981 e 1983.
A incompetência de Dilma na articulação política, por sua vez, ajudou bastante na aprovação de seu impeachment pelo Congresso, em um processo referendado pelo STF.
A então presidente foi condenada em razão de suas pedaladas fiscais, que adulteraram o resultado das contas públicas brasileiras.
Fonte: oantagonista