O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi sorteado como relator do recurso impetrado pela defesa da vereadora Raíssa Lacerda (PSB) contra sua prisão preventiva. Raíssa foi detida durante a segunda fase da Operação Território Livre, da Polícia Federal, que investiga o aliciamento violento de eleitores em João Pessoa.
Desde sua prisão, Raíssa tenta obter liberdade, mas teve todos os recursos negados, inclusive no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), que decidiu por unanimidade manter a prisão preventiva. A defesa agora argumenta que, após sua renúncia à candidatura, não hĂĄ mais necessidade de mantĂȘ-la presa, jĂĄ que ela não pode mais influenciar o pleito eleitoral de 2024.
Quem é Raíssa Lacerda?
Raíssa Lacerda tem 51 anos e é filha do ex-vice-governador José Lacerda Neto. Ela foi eleita vereadora pela primeira vez em 2008, e ocupou cargos públicos em vĂĄrias gestões. Em 2023, retornou à Câmara Municipal de João Pessoa após a morte do vereador Professor Gabriel.
A vereadora foi presa durante a Operação Território Livre, que investiga prĂĄticas de coação e aliciamento de eleitores em ĂĄreas dominadas por grupos criminosos na capital paraibana.
politicaetc