O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu neste domingo (11) um cessar-fogo para garantir que a Rússia pretende pôr um fim na guerra que já dura três anos. Zelensky pede um cessar-fogo a partir de 12 de maio.
"É um sinal positivo que os russos finalmente começaram a considerar o fim da guerra E o primeiro passo para realmente acabar com qualquer guerra é um cessar-fogo", disse Zelensky no X.
Zelensky espera que a Rússia confirme o cessar-fogo a partir do dia 12 e, só assim, a Ucrânia estaria pronta para a negociação direta. "Não faz sentido continuar a matança nem por um dia", diz Zelensky.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, propôs neste domingo (11) negociar a paz com a Ucrânia e o encerramento da guerra que já dura mais de três anos. "Estamos propondo que Kiev retome as negociações diretas sem quaisquer pré-condições", disse Putin em um comunicado pela televisão do Kremlin. Ele afirma que propõe às autoridades de Kiev que retomem as negociações na quinta-feira (15), em Istambul, na Turquia.
Fonte: BAND/UOL