propaganda

Projeto de George Morais proĂ­be condenados por racismo de assumirem cargos pĂșblicos na ParaĂ­ba

Por Brejo News em 19/07/2023 às 20:20:20

Um projeto protocolado pelo deputado estadual George Morais (União) na Assembleia Legislativa da ParaĂ­ba (ALPB) proĂ­be que indivĂ­duos condenados por crime de racismo assumam cargos pĂșblicos em âmbito estadual. De acordo com o autor da proposta, o objetivo é "enviar uma mensagem clara" de que o Estado não tolera o crime.

De acordo com a proposta, a proibição estabelecida no artigo 1Âș aplica-se a todas as esferas do serviço pĂșblico, incluindo cargos efetivos, comissionados e de confiança.

Caso seja aprovado, o texto obriga que as autoridades competentes deverão verificar a existĂȘncia de condenação no histórico dos candidatos a cargos pĂșblicos durante os processos de seleção a fim de evitar a nomeação de eventuais pessoas condenadas por racismo.

"essa medida também tem como objetivo proteger os valores e princĂ­pios que norteiam a administração pĂșblica, uma vez que servidores condenados por crime de racismo podem comprometer a imparcialidade, a igualdade de tratamento e a confiança da população nos serviços prestados", diz o parlamentar na justificativa do projeto.

A proposta ainda se encontra na Divisão de Pesquisa e Estudos do Legislativo. Antes de chegar ao plenĂĄrio, o texto deve passar por comissões da Casa, incluindo a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia. (CCJ/ALPB).

"O racismo é uma violação aos direitos humanos e um crime que afeta negativamente a harmonia e a coesão social. É importante que o Estado adote medidas para combater e prevenir o racismo em todas as suas formas, inclusive no âmbito do serviço pĂșblico", disse George Morais.

Fonte: Agenda PolĂ­tica

Comunicar erro
banner

ComentĂĄrios

anuncie 2