propaganda

Brasil assume presidĂȘncia do Conselho de Segurança da ONU

Por Brejo News em 30/09/2023 às 12:54:41

O Brasil assume neste domingo (1Âș) a presidĂȘncia do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). O mandato vai até dezembro e, segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a paz e a igualdade de gĂȘnero estão entre os temas que serão pautados pelo Brasil.

"É um evento que estĂĄ na agenda para chamar a atenção para o papel que as mulheres podem exercer nos processos de prevenção e resolução de conflitos e presença nas operações de paz", afirmou o secretĂĄrio de Assuntos Multilaterais Políticos do MRE, embaixador Carlos MĂĄrcio Cozendey.

O Conselho de Segurança da ONU é composto por 15 países – cinco com cadeiras fixas (China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia) e 10 posições rotativas. A presidĂȘncia é revezada por todos os integrantes.

Segundo Cozendey, o Brasil é o país subdesenvolvido que mais foi eleito para ocupar uma vaga rotativa no conselho: 11 vezes. A última eleição foi vencida em 2021, após um intervalo de 10 anos. O mandato teve início no ano passado e acaba em dezembro deste ano.

O presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva (PT) reivindica, desde o primeiro mandato, um assento permanente para o país no grupo. No entanto, a discussão não avançou.

Recentemente, o Brasil condicionou seu apoio à ampliação do Brics ao apoio, por parte dos países que jĂĄ integram o grupo, à proposta brasileira de reforma do Conselho de Segurança da ONU, com vagas fixas também para África do Sul e Índia.

Em discurso na Assembleia Geral da ONU, em 19 de setembro, Lula disse que o Conselho de Segurança da ONU "vem perdendo progressivamente sua credibilidade", devido à falta de reformas.

Ao ser questionado se o Brasil pretende usar a presidĂȘncia do conselho para avançar no tema, o embaixador Carlos MĂĄrcio Cozendey disse que ainda não hĂĄ indicação nesse sentido.

Fonte: paraiba.com

Comunicar erro
banner

ComentĂĄrios