propaganda

08/01: base de Lula na PB defende luta pela democracia oposição vê falsa narraiva

Por Brejo News em 08/01/2024 às 11:28:15

A tarde de 08 de janeiro de 2023 caminhava para ser um domingo tranquilo no Brasil. A pacificação, no entanto, foi derrubada com a invasão de um grupo de extremistas às sedes dos poderes da República, como Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal (STF) e Palácio do Planalto, sede do Governo Federal, em Brasília.

Para marcar um ano dos atos antidemocráticos, o presidente Lula (PT) reunirá autoridades no Salão Negro do Congresso para um evento em defesa da democracia na tarde desta segunda-feira (08). A solenidade, chamada de Democracia Inabalada, contará com as presenças do governador João Azevêdo (PSB), parlamentares da Paraíba, ministros do STF e congressistas de outros estados.

O vice-presidente do Senado Federal, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), diz que a decisão dos poderes em relembrar os ataques extremistas é necessária para que o vandalismo não volte a ocorrer no país. "É preciso não esquecer atos antidemocráticos como esses para que nunca mais eles se repitam na história do nosso País", avalia Veneziano.

O líder do PSB na Câmara, Gervásio Maia, também estará presenta no manifesto. "O ato representa a união das instituições e a vitória da democracia. É um dia que jamais deve ser esquecido, que deve ser imortalizado nos livros de história", ressaltou o parlamentar.

O ex-prefeito de João Pessoa e deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) afirmou que a data de hoje "serve para lembrarmos daquele vergonhoso acontecimento e que estejamos sempre atentos para proteger nossa democracia".


Nas redes sociais, a deputada Cida Ramos (PT) disse que o 08 de janeiro "precisa ser lembrado para que não esqueçamos as ações ditatoriais, mas sobretudo a força da democracia".

João Pessoa também terá ato pela democracia

Simultaneamente com o ato que está previsto para acontecer em Brasília, partidos e lideranças da esquerda estão organizando um manifesto em João Pessoa, que acontecerá a partir das 16h no Parque da Lagoa, no Centro da Capital.

Para o presidente do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores na Paraíba, Jackson Macêdo, a atividade visa "reforçar a luta pela democracia".

"O que aconteceu em 2023 foi uma tentativa de golpe, financiada por gente que não teve coragem de colocar a cara e usou as pessoas para que fizessem aquilo. A direita neofacista liderada por Bolsonaro perdeu e agora assume as consequências, com vários inquéritos e prisões. Os movimentos sociais, lideranças e partidos progressistas estarão hoje em João Pessoa num ato para reafirmar nossa força e democracia", frisou ao Portal MaisPB.

Oposição vê "falsa narrativa" do PT para atingir Bolsonaro

Vice-líder da Oposição, o paraibano Cabo Gilberto Silva (PL), aliado de Jair Bolsonaro (PL), disse ao Portal MaisPB que o evento faz parte de uma "falsa narrativa" para atingir o ex-presidente.

"Não houve golpe, nem tentativa de golpe. O que houve foi vandalismo. Não podemos mentir como Lula e ministros do Supremo Tribunal Federal estão fazendo. O que houve foi vandalismo com infiltrados da esquerda. Cadê as pessoas que o ministro de Lula abriu as portas para quebrar o Planalto? É uma tentativa de manipular a opinião pública", avalia.

"Tudo é uma narrativa contra o presidente Bolsonaro, para dizer que ele é golpista. Ele que é vítima de golpe, quando ministros do Supremo decidem descumprir a Constituição".


Fonte: MaisPB

Comunicar erro
banner

Comentários