propaganda

NUNES VAI À JUSTIÇA ELEITORAL CONTRA PEDIDO DE VOTO DE LULA PARA BOULOS

Prefeito de São Paulo vai argumentar que o desafiante a sua tentativa de reeleição foi beneficiado por uma manifestação pública de um presidente da República

Por Brejo News em 01/05/2024 às 19:11:35

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), vai ingressar com uma representação na Justiça Eleitoral para denunciar o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) por propaganda política antecipada.

A peça será ser protocolada nesta quinta-feira, 2.

Como mostramos mais cedo, o presidente Lula, em ato alusivo ao Dia do Trabalhador, pediu explicitamente votos para o parlamentar, que é pré-candidato à prefeito – o que é vedado por lei. Pela norma eleitoral, um candidato ou seu correligionários somente podem pedir votos a partir do dia 15 de agosto.

Inquérito

Na representação a ser encaminhada à Justiça, o emedebista vai argumentar que Boulos foi beneficiado com uma manifestação pública de um presidente da República em um evento patrocinado por centrais sindicais. O MDB também vai pedir a abertura de inquérito para apurar eventual uso de verbas públicas no evento.

A lei eleitoral também proíbe doações de sindicatos a candidatos.

Após as manifestações de Lula, outros deputados e políticos foram às redes sociais para criticar a postura do presidente petista. O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) e também pré-candidato a prefeito de São Paulo e o ex-deputado federal Deltan Dallagnol classificaram o ato de Lula como um "crime eleitoral".

Legislação eleitoral

Pela lei das eleições, a 9.504, o candidato ou seus aliados podem fazer pré-campanha eleitoral, mas a norma veda de forma clara o pedido explicito de voto em torno do eventual candidato.

Ao elogiar Boulos durante o ato, Lula disse que o pré-candidato enfrentaria adversários nos três níveis de poder. Depois disso, o petista pediu explicitamente votos ao psolista.

"Eu queria dizer desse companheiro aqui: esse rapaz (Boulos), esse jovem, ele está disputando uma verdadeira guerra aqui em São Paulo. Ele está disputando com o nosso adversário nacional, ele está disputando contra o nosso adversário estadual, ele está disputando contra o nosso adversário municipal. Ele está enfrentando três adversários. Ninguém vai derrotar esse moço aqui se vocês votarem no Boulos para prefeito de São Paulo nas próximas eleições", declarou Lula.

Fonte: oantagonista

Comunicar erro
banner

Comentários