propaganda

Nomeação de Lewandowski será publicada até segunda-feira

Ainda na segunda, Lewandowski deverá ter uma reunião com Flávio Dino para alinhar pontos da transição

Por Brejo News em 19/01/2024 às 11:01:43

O novo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, terá a nomeação em Diário Oficial publicada até a segunda-feira, 22. A posse dele permanece agendada para o dia 1 de fevereiro, mas insatisfações de nomes que compunham a gestão Flávio Dino levaram o jurista a antecipar a formalização no cargo e a tomada de comando do ministério para início da transição.

Ainda na segunda, Lewandowski deverá ter uma reunião com Flávio Dino para alinhar pontos da transição. Até o momento, as conversas com Dino, assim como com o presidente Lula sobre as mudanças na pasta eram informais.

Dinho tentou emplacar o nome do então secretário-executivo, Ricardo Cappelli, mas não houve aceitação. Cappelli disse que não permaneceria na pasta e deu entrada em um pedido de férias.

Além dele, outros nomes, estes do PSB, tem imposto resistência às trocas. Apesar disso, o acerto entre Lewandowski e Lula é de que o novo ministro teria total liberdade para formar equipe.

Até o momento, três nomes estão confirmados na equipe do novo ministro. São eles Ana Neves que assumirá como chefe de gabinete, Manoel Carlos Neto, como secretário-executivo e Mário Sarrubbo na Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Ana Neves e Manoel Carlos integraram a equipe de confiança do ministro à época em que ele atuava no Supremo Tribunal Federal (STF).

Sarrubbo era procurador-geral de Justiça de São Paulo. É de Sarrubbo, por exemplo, a decisão de ir ao STF contra decisões do ministro Dias Toffoli de anular provas obtidas no acordo de leniência da Odebrecht. Ele afirmou que as provas foram utilizadas em "diversas ações e investigações".

Fonte: oantagonista

Comunicar erro
banner

Comentários