propaganda

PF CUMPRE MANDADOS DE BUSCA E APREENSÃO EM SANTA LUZIA E MAIS TRÊS CIDADES NA OPERAÇÃO DEEP BLUE

A investigação revelou que o mineral estava sendo comercializado clandestinamente, inclusive através da internet, por indivíduos e empresas que não possuíam autorização para sua extração de turmalina

Por Brejo News em 21/03/2024 às 13:26:40

Na manhã desta quinta-feira (21/03), a Polícia Federal lançou a Operação Deep Blue, com o objetivo de desarticular um sofisticado esquema de comércio informal do raro minério Turmalina Paraíba. A investigação revelou que o mineral estava sendo comercializado clandestinamente, inclusive através da internet, por indivíduos e empresas que não possuíam autorização para sua extração, indicando uma possível conexão com minas ilegais ou não declaradas à Agência Nacional de Mineração e à Receita Federal.

Sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos em diversos municípios, incluindo Campina Grande e Santa Luzia, aqui na Paráiba, e nas cidades de Equador e Parelhas, no Rio Grande do Norte. Essa ação coordenada teve como alvo locais suspeitos de participação no esquema ilícito de extração e comercialização da Turmalina Paraíba.

Os envolvidos na operação enfrentarão uma série de acusações graves, que vão desde usurpação de recursos da União até sonegação fiscal. Entre os crimes que poderão responder estão a extração de minério sem licenciamento ambiental e associação à lavagem do produto dos crimes cometidos. A lei será aplicada com rigor para responsabilizar todos os envolvidos nesse esquema criminoso.

O nome escolhido para a operação, "Deep Blue", que em português significa "azul profundo", faz referência direta à característica distintiva das gemas de Turmalina Paraíba, conhecidas por sua tonalidade azulada, e ao ambiente de extração, muitas vezes em minas profundas que exigem tecnologia e cuidados especiais.

A Operação Deep Blue representa um passo importante no combate à exploração ilegal de recursos naturais e à criminalidade ambiental, reafirmando o compromisso das autoridades em proteger o patrimônio natural do país e garantir que as atividades mineradoras sejam conduzidas de maneira legal e responsável.

Fonte: Ascom PF

Comunicar erro
banner

Comentários

anuncie 2