Morreu na madrugada desta quinta-feira (16) o jornalista Antero Greco. Ele estava internado no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo. Antero lutava contra um tumor cerebral desde junho de 2022. Aos 69 anos, deixa esposa e dois filhos.
O velório acontecerá no Cemitério do Redentor, em São Paulo, a partir das 12h e o enterro será às 16h. A morte foi confirmada pelo canal ESPN, onde o jornalista trabalhou desde os anos 90. Paulistano e filho de italianos, Antero nunca escondeu o amor pelo Palmeiras.
Antero Greco começou a carreira em 1974, aos 19 anos, no jornal O Estado de São Paulo. em três passagens, foi editor, repórter, chefe de reportagem e repórter especial. Passou também pela Folha de São Paulo e Diário Popular, onde foi colunista.
Começou sua carreira em TV na Bandeirantes, onde participou de transmissões do Campeonato Italiano, em 1983. E em 1994, passou a integrar a equipe de esportes da extinta TVA, que depois se tornou ESPN Brasil.
Na bancada do jornal SportsCenter, junto com Paulo Soares, Antero marcou época. De terno e gravata, a dupla transformou o tradicional noticiário esportivo em um programa bem-humorado e, muitas vezes, surpreendente. Antero e Amigão, como é chamado Paulo Soares, chegaram a apresentar o SportsCenter com a maquiagem da banda Kiss, em homenagem ao dia do rock.
Antero cobriu 11 Copas do Mundo, todas desde 1978, exceto 2022, quando estava em meio ao tratamento. Nome importante da imprensa, conquistou diversos troféus da mídia esportiva brasileira, como: Prêmio Comunique-se e Troféu Aceesp.
Em setembro de 2022, Antero Greco passou mal durante o SportsCenter. Teve que sair do estúdio para ser atendido prontamente e encaminhado ao hospital. Em maio de 2023, ele retornou aos estúdios após ficar afastado por oito meses para tratar o câncer que havia descoberto na cabeça. Na ocasião, ele, emocionado, comemorou.
"Estar aqui é uma emoção e uma vitória da ciência e da fé. Dia 8 de setembro de 2022, eu passei mal aqui. Mas não foi a primeira manifestação, foi uma manifestação pública. Eu já tinha ido um problema anterior, que começou em junho. em casa eu tive uma dormência na mão e fui correndo para um hospital achando que era um AVC. Não era. Exames foram feitos e se constatou um corpo estranho aqui, na cuca. Fui internado e operado de urgência. Sai legal. Dois meses depois, exames mostraram que tinha sobrado algo. Eu deveria passar por nova operação. Até que eu tive aquele piripaque aqui. Aí fui internado e operado. A coisa ia de médio pra grave e pra gravíssimo. Fiz radioterapia e quimioterapia. Estou me sentindo muito bem, estou liberado e claro que tenho que acompanhar isso eternamente", disse, com lágrimas nos olhos.
No último sábado (11), o companheiro de bancada, Paulo Soares, fez uma postagem em suas redes sociais relatando a piora no quadro de saúde do amigo.
"Amigos, infelizmente o meu grande amigo e de todos nós, Antero Greco, está em seus dias finais. Tumor cerebral. Lutou desde junho de 22, mas agora não há mais o que fazer. Está no Mirante da Beneficência Portuguesa. Dorme um sono profundo, sereno. Não acorda e não fala mais. Se alimenta por sonda. Sinais vitais ainda respondem bem. Família presente, apenas Cris, que vive em Paris, ainda não está. Chega na terça. Hoje fui com Alex Tseng, João Simões e Roberto Salim, me despedir dele. Muito triste e dificil. Imaginávamos ainda voltar a bancada do SportsCenter. Nosso sonho acabou. Vamos enviar luz e paz para que seja uma passagem tranquila. Um amigo doce, querido, divertido e muito inteligente. Antero, my friend, seu cabeçudo, acorda!!!!", disse o amigão.
A Beneficência Portuguesa de São Paulo informa, com pesar, o falecimento do jornalista Antero Greco, no dia de hoje, 16 de maio, às 3h, em nossa unidade hospitalar BP Mirante, em decorrência de complicações de um meningioma. Antero Greco era amplamente conhecido e respeitado por sua integridade e dedicação ao jornalismo, deixando um legado de imenso valor para a comunicação no Brasil. Neste momento de luto, a BP se solidariza com a família, amigos e admiradores do profissional.
Fonte: CNN Brasil