propaganda

NÍVEL DO GUAÍBA VOLTA A FICAR ABAIXO DOS 5 METROS

Às 5h15, a cota era de 4m98, conforme medições realizadas pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestruturas (Sema) e pela Agência Nacional de Águas (ANA)

Por Brejo News em 16/05/2024 às 16:17:25

O nível do lago Guaíba, em Porto Alegre, voltou a ficar abaixo dos cinco metros nesta quinta-feira, 16. Conforme medições realizadas pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestruturas (Sema) e pela Agência Nacional de Águas (ANA), às 5h15, a cota era de 4,98 metros.

Essa é a primeira vez, desde segunda-feira, 13, que o nível do Guaíba fica abaixo dos cinco metros.

Previsão de chuva

A chuva deve retornar ao Rio Grande do Sul nesta quinta, 16. Após a passagem de uma frente fria pelo estado, o tempo fica instável e as temperaturas não devem subir muito.

Segundo a Metsul Meteorologia, o sol chega a aparecer com nuvens em diversas regiões, a instabilidade deve provocar chuva ainda no período da manhã do norte gaúcho. No final do dia, a chuva deve atingir também áreas do centro do estado.

Há a expectativa de que a precipitação nas regiões norte e nordeste do Rio Grande do Sul deva ficar entre 50 e 100 milímetros, especialmente na Serra Gaúcha.

Os números da tragédia no Rio Grande do Sul

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul contabilizou nesta quarta-feira, 15, 149 óbitos e 108 desaparecidos em decorrência das fortes chuvas que atingiram o estado. Outras 806 pessoas ficaram feridas.

Com 452 municípios e mais de 2,1 milhões de pessoas afetadas pelas chuvas, o estado tem 538.126 desalojados, dos quais 76.580 estão em abrigos.

Até o momento, 76.588 pessoas e 11.427 animais foram resgatados das enchentes.

Auxílio de R$ 5,1 mil

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou nesta quarta-feira, 15, que o governo irá repassar um auxílio no valor de 5,1 mil reais para cada família gaúcha que perdeu seus bens e móveis nas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.

Estima-se que mais de 200 mil famílias serão beneficiadas, totalizando um investimento de aproximadamente 1,2 bilhão de reais.

Fonte: oantagonista

Comunicar erro
banner

Comentários