propaganda

Cidadania quer decidir federação com o PSDB até o dia 15 de janeiro

Por Brejo News em 17/12/2021 às 13:53:39

O Cidadania enviará uma resposta oficial ao PSDB sobre a possibilidade de formar uma federação na eleição de 2022 até o dia 15 de janeiro. A ideia foi discutida pelo presidente do Cidadania, Roberto Freire, com o presidente do PSDB, Bruno Araújo, em novembro. Os dois dirigentes aprovam a aliança.

Freire disse que teve uma longa conversa nesta quinta-feira (16/12) com o senador Alessandro Vieira, pré-candidato do Cidadania à Presidência, para tratar de um impasse relacionado ao Distrito Federal. O Cidadania pretende lançar a senadora Leila Barros ao governo, enquanto o PSDB planeja anunciar o senador Izalci Lucas como candidato.

Caso uma federação seja formada, os partidos terão de caminhar juntos até a eleição de 2026. Só um dos candidatos, portanto, poderia concorrer ao governo do Distrito Federal.

Um pré-acordo entre Cidadania e PSDB foi firmado para discutir a estruturação da federação pelo país. Nos estados em que um dos partidos tiver um governador ou um senador, a montagem da federação será responsabilidade desse político. As direções nacionais ficarão encarregadas do processo onde não houver um quadro majoritário.

As negociações com o Cidadania foram citadas nesta quinta-feira pelo governador de São Paulo, João Doria, em um evento de apresentação de parte da equipe econômica que trabalhará em sua candidatura à Presidência.

À coluna, Roberto Freire disse que levou a ideia adiante porque o PSDB é o partido com a visão de país que mais se aproxima do Cidadania. A federação será uma forma de impedir que a cláusula de barreira por desempenho acabe com o Cidadania na eleição de 2022.

Fonte: palavrapb

Comunicar erro
banner

Comentários